B-Learning (BLENDED LEARNING)…
Ao gerar novos ambientes de aprendizagem, o b-Learning promoveu cenários educativos
mais ricos porque mais diversos, nos quais os agentes envolvidos assumem uma
autonomia e responsabilidade reforçadas, baseadas numa relação que se pretende colaborativa,
de partilha, enquanto veículo para alcançar aprendizagens mais efetivas.
O b-Learning é uma modalidade de ensino que combina
alguns elementos da formação à distância em regime de e-Learning com outros da
formação presencial e talvez por isso se afirme que reúne o melhor dos dois
mundos. O processo de ensino-aprendizagem decorre parcialmente através de uma
plataforma, por exemplo, à qual se tem acesso recorrendo a um computador ligado
à Internet, mas também integra tempos em contexto de sala de aula. Trata-se,
por isso, de uma formação mista que envolve acompanhamento e orientação a distância,
numa determinada fase e um professor no sentido mais tradicional, numa outra
fase.
As vantagens atribuídas ao b-Learning estão
identificadas na literatura e passam pela possibilidade de alcançar um número
de aprendentes mais vasto relativamente ao ensino totalmente presencial, uma
maior flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem (cada aluno define onde,
quando e como aprender, construindo o conhecimento ao seu ritmo e adaptando-o
ao seu contexto de vida), a possibilidade de revisitar conteúdos e de
rapidamente criar, editar, corrigir ou atualizar materiais pedagógicos e
recursos didáticos, e, não menos importante, a existência de momentos
presenciais, em contexto de sala de aula, úteis para trocar experiências e
esclarecer dúvidas junto do professor e entre alunos ou promover a socialização
reforçando vínculos relacionais, o que não acontecia em relação ao e-Learning
que, também por esse motivo, era considerado um modelo mais limitado que o b-Learning.
No entanto, uma vez que no b-Learning continuam a existir momentos de ensino
presencial, mantém-se a necessidade de organizar os alunos e de conjugar a sua disponibilidade
para esses momentos. Por outro lado, sendo diferentes os professores das sessões
on-line e presenciais, tal exigirá um especial cuidado na articulação dos conteúdos,
no diálogo entre ambos e na organização do seu trabalho. Por fim, alunos que
pretendam um estudo mais independente e com horários mais flexíveis podem não
se enquadrar tão bem nesta modalidade e preferir o regime de E-Learning. Fica, neste
aspeto, ainda mais evidente a importância da diversidade de cenários educativos,
que garantirá, certamente, uma resposta adequada e personalizada aos também
múltiplos interesses, ritmos e disponibilidades dos aprendentes.
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