Professores, Alunos e Pais do Séc.XXI
Os
alunos que "querem aprender" nunca foram o problema. O que é difícil
é elevar os que "não querem aprender". Esse é o eterno problema
português. E as escolas podem fazer alguma coisa? Podem!Fazem, desde logo,
se forem inclusivas (cabem todos) para alunos, professores e restantes
profissionais: só se inclui em ambiente de inclusão, e confiança, e não de
exclusão. Fazem, e também desde logo, se não nivelarem os procedimentos pelos
encarregados de educação dos que "não querem aprender" ou pelos
"clientes" insensatos dos que "querem aprender"; e muito menos
por "treinadores de bancada". O interesse dos alunos todos exige a
supremacia de princípios e a aprendizagem de conhecimentos e atitudes, onde se
inclui a autonomia e a responsabilidade. É um processo com inúmeras variáveis.
Exige algum tempo, requer uma atmosfera de confiança e é difícil. Mas como
alguém disse, o belo não é fácil mas é o ponto de partida para qualquer futuro.
Hoje, para refletirmos, deixo um vídeo de 7 minutos com
uma interessante entrevista a
"Tony
Wagner, diretor do Laboratório de Inovação da Universidade de Harvard".
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