II. Modelo de e-moderating (Salmon,2000)

MODELOS DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

II.                    Modelo de e-moderating (Salmon,2000)

Ø  Baseado em cinco níveis ou etapas para construir comunidades virtuais de aprendizagem;
Ø  Pensado para funcionar através de fóruns electrónicos em modo assíncrono;
v  Assenta na atividade do e- formador;
v  Usa a independência do formando;
Ø  As diferentes etapas conduzem a maior autonomia na aprendizagem;
Ø  Cada etapa requer actividades diferentes para a motivação dos participantes e construção da aprendizagem;
Ø  Etapas:
1. Acesso e motivação: primeiro contacto com o ambiente de aprendizagem.
2.     Socialização: construção da comunidade de aprendizagem.
3.      Partilha de informação: tarefas de cooperação entre os elementos da comunidade.
4.     Construção de conhecimento (participantes assumem o controlo da sua própria aprendizagem); Espera-se a produção conjunta de conhecimento.
5.     Desenvolvimento (elementos do grupo tornam-se responsáveis pela sua própria aprendizagem).
Ø  MAS….
               - Será que todos os participantes aprendem ao mesmo ritmo?
               - Ou essa é a grande limitação deste modelo?


Modelo de e-moderating de Salmon (2000)













Comentários

Mensagens populares