II. Modelo de e-moderating (Salmon,2000)
MODELOS DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS
II.
Modelo
de e-moderating (Salmon,2000)
Ø
Baseado em cinco níveis ou etapas para construir
comunidades virtuais de aprendizagem;
Ø
Pensado para funcionar através de fóruns
electrónicos em modo assíncrono;
v
Assenta na atividade do e- formador;
v
Usa a independência do formando;
Ø
As diferentes etapas conduzem a maior autonomia
na aprendizagem;
Ø
Cada etapa requer actividades diferentes para a
motivação dos participantes e construção da aprendizagem;
Ø
Etapas:
1. Acesso e motivação: primeiro contacto com o
ambiente de aprendizagem.
2. Socialização: construção da comunidade de
aprendizagem.
3. Partilha de informação: tarefas de cooperação
entre os elementos da comunidade.
4. Construção de conhecimento (participantes
assumem o controlo da sua própria aprendizagem); Espera-se a produção conjunta
de conhecimento.
5. Desenvolvimento (elementos do grupo tornam-se
responsáveis pela sua própria aprendizagem).
Ø
MAS….
- Será que todos os participantes
aprendem ao mesmo ritmo?
- Ou essa é a grande limitação
deste modelo?
Modelo
de e-moderating de Salmon (2000)
Comentários
Enviar um comentário