EDUCAÇÃO ABERTA EM REDE


"A Educação Aberta é um movimento educativo do séc. XXI que tem por base:convergência e evolução dos recursos educativos abertos, do software livre, do livre acesso dos MOOC, da ciência aberta e de um conjunto de mudanças sócio-económicas. A sua matriz ultrapassa o mero acesso conteúdos e associa-se a uma nova filosofia educativa.”   Peters (2008)

             A Educação tem vivido uma época de desafios, tanto para professores como para alunos, devido a grandes mudanças e transformações na natureza da relação pedagógica, no papel da educação formal, no acesso e na produção do conhecimento, enfim, na relação com o(s) saber(es). As mudanças sociais, alicerçadas pela cultura digital, desfocaram a tradicional centralidade do professor como detentor do saber e fonte primordial de conhecimento sobre determinado conteúdo.
              Paralelamente, a Educação a distância (EaD), e dentro dela, o elemento fundamental  - a educação – online, tem vindo a colocar todos os sujeitos como participantes de uma grande rede que forma comunidades e que faz com que diferentes pessoas, em diferentes lugares, pertencentes a diferentes culturas, possam encontrar-se síncrona ou assincronamente, transformando as relações. Desta forma, co-criamos atualmente sociedades aprendentes em que não se instiga apenas o consumo de informação mas, e fundamentalmente, se estimula e valoriza a produção do conhecimento.
Surge neste contexto o conceito de Educação Aberta em rede, um dos movimentos educativos mais importantes do século XXI (Peters, 2008), como uma forma de ensinar e aprender, frequentemente apoiada por tecnologias digitais, e que tem como objetivos ampliar o acesso e a participação de todos os atores no processo, derrubando eventuais barreiras e eliminando possíveis constrangimentos. Nesta perspetiva, uma Educação Aberta em rede torna o processo de aprendizagem mais acessível e personalizado a todos os agentes que nele intervêm, possibilitando numerosas formas de ensinar e aprender, construindo e partilhando o conhecimento e definindo uma grande variedade de percursos e ritmos de acesso à educação formal e não-formal. De facto, entramos neste paradigma da Educação Aberta, ampliado pelas tecnologias, pelo ciberespaço e pela Internet por exemplo quando acedemos a repositórios abertos de Instituições de Ensino Superior, recorremos a recursos educacionais abertos (REA), optamos pelos MOOCs (Massive Open On Line Courses) ou simplesmente quando utilizamos softwares de acesso livre. Nestes exemplos, o papel principal é assumido pelo aluno, que detentor do controlo e poder de decisão se organiza, gerindo o seu tempo, estipulando o seu próprio ritmo e usufruindo da liberdade e da autonomia de construir a sua aprendizagem e o seu percurso formativo, por exemplo, escolhendo os materiais, os recursos ou módulos de acordo com o seu interesse.

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