EDUCAÇÃO ABERTA EM REDE
"A Educação Aberta é um movimento educativo do séc. XXI que tem por base:a convergência e evolução dos recursos educativos abertos, do software livre, do livre acesso dos MOOC, da ciência aberta e de um conjunto de mudanças sócio-económicas. A sua matriz ultrapassa o mero acesso a conteúdos e associa-se a uma nova filosofia educativa.” Peters (2008)
A Educação tem vivido uma época de desafios, tanto
para professores como para alunos, devido a grandes mudanças e transformações
na natureza da relação pedagógica, no papel da educação formal, no acesso e na
produção do conhecimento, enfim, na relação com o(s) saber(es). As mudanças
sociais, alicerçadas pela cultura digital, desfocaram a tradicional
centralidade do professor como detentor do saber e fonte primordial de conhecimento
sobre determinado conteúdo.
Paralelamente,
a Educação
a distância (EaD), e dentro dela, o elemento fundamental - a educação – online, tem vindo a
colocar todos os sujeitos como participantes de uma grande rede que forma
comunidades e que faz com que diferentes pessoas, em diferentes lugares,
pertencentes a diferentes culturas, possam encontrar-se síncrona ou
assincronamente, transformando as relações. Desta forma, co-criamos atualmente sociedades
aprendentes em que não se instiga apenas o consumo de informação mas, e fundamentalmente,
se estimula e valoriza a produção do conhecimento.
Surge neste contexto o conceito de
Educação Aberta em rede, um dos
movimentos educativos mais importantes do século XXI (Peters, 2008), como uma
forma de ensinar e aprender, frequentemente apoiada por tecnologias digitais, e
que tem como objetivos ampliar o acesso e a participação de todos os atores no
processo, derrubando eventuais barreiras e eliminando possíveis
constrangimentos. Nesta perspetiva, uma Educação
Aberta em rede torna o processo de aprendizagem mais acessível e personalizado
a todos os agentes que nele intervêm, possibilitando numerosas formas de ensinar
e aprender, construindo e partilhando o conhecimento e definindo uma grande variedade
de percursos e ritmos de acesso à educação formal e não-formal. De facto,
entramos neste paradigma da Educação Aberta, ampliado pelas tecnologias, pelo
ciberespaço e pela Internet por exemplo quando acedemos a repositórios abertos
de Instituições de Ensino Superior, recorremos a recursos educacionais abertos (REA), optamos pelos MOOCs
(Massive Open On Line Courses) ou simplesmente quando utilizamos softwares de acesso livre.
Nestes exemplos, o papel principal é assumido pelo aluno, que detentor do
controlo e poder de decisão se organiza, gerindo o seu tempo, estipulando o
seu próprio ritmo e usufruindo da liberdade e da autonomia de construir a sua
aprendizagem e o seu percurso formativo, por exemplo, escolhendo os materiais, os recursos ou módulos de acordo com o seu interesse.
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