O FIM DE UM CICLO PODE SER O COMEÇO DE UM NOVO CAMINHO...
Gosto de balanços… gosto de fechar gavetas na minha vida…arrumar
assuntos…não ter “coisas pendentes”!
Talvez por isso me inquiete este
final de uma Formação que despertou em mim não o sentimento de “CONCLUSÃO”, mas
de “EM CRESCIMENTO”!
É que neste campo da Educação NUNCA podemos dar nada por terminado. E felizmente!
Afinal, fechar a gaveta em que nos
atualizamos, nos reciclamos e nos reinventamos de modo a fazer face aos novos
desafios com que nos deparamos diariamente nas salas de aula, seria uma grave
forma de autismo, conducente ao insucesso garantido dos nossos alunos e a uma
frustração insuportável no desempenho desta missão que é hoje ser professor!
Parti com curiosidade para
esta formação, confesso!
Reconheço em mim uma permanente
necessidade de experimentar, de conhecer, de testar, e o rápido desenvolvimento
das tecnologias digitais tem dificultado a concretização do desejo que tenho de
as aplicar como gostaria na minha atividade diária. Vi nesta formação uma
oportunidade de crescimento que efetivamente veio a verificar-se, e esse é o
balanço mais positivo que posso ambicionar relativamente a qualquer experiência
em que me envolva.
Admito até que a certa altura se
tornou viciante, porque me dispunha a investir algum tempo nas atividades
propostas, e pude constatar que raramente este tempo se revelava suficiente… No
fundo, deixava-me arrastar por leituras e atividades que me estavam a dar
prazer!
E eu penso que é assim que se
aprende!
É assim que se constrói
conhecimento: tendo prazer e estando aberto e predisposto à aprendizagem e à
mudança…
Houve outras coisas que me
agradaram para além do estudo e reflexão individuais (e que no âmbito de uma
formação a distância respeitaram o meu ritmo, os meus horários e a minha
localização): a partilha e troca de impressões com alguns colegas sobre aspetos
pedagógicos que frequentemente são desvalorizados - consequência da falta de
tempo e de uma correria diária na escola, com vista à resolução de assuntos que
se nos afiguram, hora a hora, como urgentes - a descoberta e exploração de
novas ferramentas da Web 2.0 que vou passar a usar nas minhas aulas com e para
os alunos e o desbravar de conceitos até aí desconhecidos com o propósito de
desenhar a e-atividade.
O tema escolhido foi o Voluntariado,
pois sendo eu voluntária de duas ONG´s, tive oportunidade de planificar a ação de
formação da qual tenho sentido falta, e que já existindo em regime presencial, não
encontrei a distância. Eis mais um argumento a favor de um ensino em regime de
e-Learning, ou melhor ainda, b-Learning: provavelmente eu já teria frequentado
esta formação se tivesse sabido da sua existência nestes sistemas…
Em relação à atualização do blog,
bom, diverti-me imenso! Conheci outros blogs, outras realidades e
principalmente outros pontos de vista sobre a prática docente… A certa altura, assumindo plenamente o papel de aluna, sentia
algum peso na consciência quando, por motivos profissionais, não cumpria com o
que defini como “T.P.C” quase diário: atualizar o blog! Sem dúvida essa tarefa
conduzia-me a uma reflexão sobre as minhas práticas e principalmente sobre a
forma como as podia otimizar, numa perspetiva de nelas integrar novas ferramentas
digitais e novas experiências que encontrava partilhadas nas pesquisas que efetuava.
Resta-me referir que o que menos apreciei
na formação foi a discussão no Tricider. Julgo que o Fórum de Discussão e a
Sala de Aula Virtual permitiram aos elementos da Comunidade de Aprendizagem criada um
desenvolvimento mais detalhado e fundamentado dos seus pontos de vista, o que
potenciou, por sua vez, uma aprendizagem mais efetiva e uma construção mais
sólida de conhecimento.
Terminada esta
formação, encontro-me em fase de inscrição numa outra, em
regime e-Learning!
Concluo ainda mais consciente de que a aprendizagem é um meio para um fim, e não um fim em si mesmo. Hoje, o papel mais importante dos professores não é tanto o de ensinar, mas o de possibilitar que os seus alunos aprendam a aprender.
Concluo ainda mais consciente de que a aprendizagem é um meio para um fim, e não um fim em si mesmo. Hoje, o papel mais importante dos professores não é tanto o de ensinar, mas o de possibilitar que os seus alunos aprendam a aprender.
Alexandra, que bom "ouvir" estes pensamentos sobre a nossa formação e sobre o seu desejo de investimento pessoal e sobre o e-learning. ;)
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