O FIM DE UM CICLO PODE SER O COMEÇO DE UM NOVO CAMINHO...


Gosto de balanços… gosto de fechar gavetas na minha vida…arrumar assuntos…não ter “coisas pendentes”!
Talvez por isso me inquiete este final de uma Formação que despertou em mim não o sentimento de “CONCLUSÃO”, mas de “EM CRESCIMENTO”!
É que neste campo da Educação NUNCA podemos dar nada por terminado. E felizmente!
Afinal, fechar a gaveta em que nos atualizamos, nos reciclamos e nos reinventamos de modo a fazer face aos novos desafios com que nos deparamos diariamente nas salas de aula, seria uma grave forma de autismo, conducente ao insucesso garantido dos nossos alunos e a uma frustração insuportável no desempenho desta missão que é hoje ser professor!
Parti com curiosidade para esta formação, confesso!
Reconheço em mim uma permanente necessidade de experimentar, de conhecer, de testar, e o rápido desenvolvimento das tecnologias digitais tem dificultado a concretização do desejo que tenho de as aplicar como gostaria na minha atividade diária. Vi nesta formação uma oportunidade de crescimento que efetivamente veio a verificar-se, e esse é o balanço mais positivo que posso ambicionar relativamente a qualquer experiência em que me envolva.
Admito até que a certa altura se tornou viciante, porque me dispunha a investir algum tempo nas atividades propostas, e pude constatar que raramente este tempo se revelava suficiente… No fundo, deixava-me arrastar por leituras e atividades que me estavam a dar prazer!
E eu penso que é assim que se aprende!
É assim que se constrói conhecimento: tendo prazer e estando aberto e predisposto à aprendizagem e à mudança…
Houve outras coisas que me agradaram para além do estudo e reflexão individuais (e que no âmbito de uma formação a distância respeitaram o meu ritmo, os meus horários e a minha localização): a partilha e troca de impressões com alguns colegas sobre aspetos pedagógicos que frequentemente são desvalorizados - consequência da falta de tempo e de uma correria diária na escola, com vista à resolução de assuntos que se nos afiguram, hora a hora, como urgentes - a descoberta e exploração de novas ferramentas da Web 2.0 que vou passar a usar nas minhas aulas com e para os alunos e o desbravar de conceitos até aí desconhecidos com o propósito de desenhar a e-atividade.
O tema escolhido foi o Voluntariado, pois sendo eu voluntária de duas ONG´s, tive oportunidade de planificar a ação de formação da qual tenho sentido falta, e que já existindo em regime presencial, não encontrei a distância. Eis mais um argumento a favor de um ensino em regime de e-Learning, ou melhor ainda, b-Learning: provavelmente eu já teria frequentado esta formação se tivesse sabido da sua existência nestes sistemas…
Em relação à atualização do blog, bom, diverti-me imenso! Conheci outros blogs, outras realidades e principalmente outros pontos de vista sobre a prática docente… A certa altura, assumindo plenamente o papel de aluna, sentia algum peso na consciência quando, por motivos profissionais, não cumpria com o que defini como “T.P.C” quase diário: atualizar o blog! Sem dúvida essa tarefa conduzia-me a uma reflexão sobre as minhas práticas e principalmente sobre a forma como as podia otimizar, numa perspetiva de nelas integrar novas ferramentas digitais e novas experiências que encontrava partilhadas nas pesquisas que efetuava.
Resta-me referir que o que menos apreciei na formação foi a discussão no Tricider. Julgo que o Fórum de Discussão e a Sala de Aula Virtual permitiram aos elementos da Comunidade de Aprendizagem criada um desenvolvimento mais detalhado e fundamentado dos seus pontos de vista, o que potenciou, por sua vez, uma aprendizagem mais efetiva e uma construção mais sólida de conhecimento.

Terminada esta formação, encontro-me em fase de inscrição numa outra, em regime e-Learning! 
Concluo ainda mais consciente de que a aprendizagem é um meio para um fim, e não um fim em si mesmo. Hoje, o papel mais importante dos professores não é tanto o de ensinar, mas o de possibilitar que os seus alunos aprendam a aprender.



Comentários

  1. Alexandra, que bom "ouvir" estes pensamentos sobre a nossa formação e sobre o seu desejo de investimento pessoal e sobre o e-learning. ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares